Na última semana do ano de 2015, tratou-se de um tema muito interessante no programa do Fantástico. Como algumas pessoas conseguiram transformar um momento tão difícil em grandes oportunidades. Max Gheringer, consultor em gestão empresarial, afirmou na reportagem que: “Em qualquer crise no Brasil e no mundo sempre vão existir dois tipos de pessoas; aquelas que ficam esperando alguém fazer alguma coisa por elas, e aquelas que decidem fazer alguma coisa por elas mesmas, então a crise é para todos a oportunidade é para cada um.”

Edilson Gomes um dos entrevistados trabalhou por 22 anos em uma montadora de carros e passou a fazer parte do time que infelizmente está crescendo, o time dos desempregados e somado a essa turma os dois filhos que também trabalhavam nessa grande empresa foram despedidos. A família toda sem trabalho, foi esse o momento quando surgiu um problemão que precisavam resolver, como pagar as contas que chegavam? Como sobreviver em um momento onde não se encontra emprego?

As respostas para essas perguntas vieram de sua filha Sara, que ao conhecer um negócio de uma amiga no ramo da estética, sugeriu ao pai que abrisse o mesmo negócio, Edilson topou a parada e investiu todo o dinheiro da recisão em uma franquia com atividades de estética.

Resolvi escrever sobre essa reportagem porque consinto que o ramo da estética é uma área que trabalho e conheço e realmente é um mercado promissor, mas nem todo mundo recebe um valor como Edilson recebeu de acerto e recisão e consegue investir em uma franquia, às vezes custa 50.000 e pode chegar até 250.000 mil reais ou mais.

Então como alguém que está desempregado, com poucos recursos consegue entrar em um mercado assim?

A sugestão que ofereço é fazer cursos nessa área, aprender essas atividades que são variadas como por exemplo; curso designer sobrancelhas, curso alongamento de cílios, curso limpeza de pele, curso de micropigmentação, cabeleireiro, etc. São cursos onde o investimento é baixo comparado ao investimento de uma franquia. Após conclusão de algum curso, você poderá atender em domicílio como já fazem muitas esteticistas, depois pode até juntar uma grana que com pouco tempo já paga o investimento dos cursos, é possível também com dedicação montar seu próprio espaço e expandir seu negócio.

Então fica a dica! Se está procurando algo, porque não tentar? Talvez pode ser essa atividade aquela que fará com muito gosto e com paixão. O que não podemos é ficar parado e somente ver o bonde passar e não fazer nada! Que 2016 seja um ano de grandes oportunidades!

Júnio Louback formado em Biblioteconomia pela UFMG, especialista em Marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, adora ler na horas vagas...

30/12/2015